Onde começa o Caminho?
Saint Jean Pied de Port, graciosa e pequenina, fica num vale a mais ou menos 240 metros de altitude.
Os Pireneus ficam a mais ou menos 1400 metros de altitude.
Casinhas com flores nas janelas seriam vistas por todo o Caminho.
Aqui a vila de Saint Jean Pied de Port...aos pés dos Pireneus...onde começa oficialmente o Caminho Francês.
Um peregrino saindo de Saint Jean Pied de Port para cruzar os Pireneus...em direção ao lugarejo de Roncesvalles...na fronteira entre França e Espanha.
Temperatura média de 6 graus às 7 horas da manhã.
A Grande Caminhada começa a partir do momento em que você decide ir.
Começa quando você pensa e verbaliza sobre o fato.
Começa quando você inicia a fase de convencimento de seus familiares que te chamam de "louca" quando fala que vai caminhar 800 quilômetros a pé...e sozinha.
Começa quando você se dispõe a estudar o roteiro, a analisar as distâncias, a trocar "emails" com quem já foi, a procurar voos mais baratos para a Europa e a buscar o equipamento adequado.
Começa na porta da sua casa quando você pega a mochila, olha para todos e com o coração batendo forte e rápido diz..."Nos vemos daqui a 40 dias!".
Muito perto dessa ponte medieval ficava a pensão onde eu dormi no primeiro dia.
Havia um sótão por 25 euros...sem janelas...sem aquecimento...com banheiro fora...uma mini pia dentro da "suíte"...mas com a promessa de um super café da manhã.
Depois eu conto mais sobre isso...mas dormi de roupa...dentro do meu saco de dormir...e tive que fazer o "número um" dentro de um copo.
Peregrino sofre mas se diverte muito mais porque o que é preciso improvisar não é brincadeira!
6 Comentários:
2010/01/07
Leila Liz:
Minha amiga Tê de Yamagata, Japão, passou-me as notícias de sua caminhada até Santiago de Compostela na Espanha, saindo da pequena e adorável Vila Saint Jean Pied Port, aos pés dos Pirineus.
Reafirmo a sua coragem de fazê-la sozinha, vencendo os 800 kms que separam os dois lugares, até àquela famosa vila de Santiago de Compostela, Espanha.
E um fato digno a ser conhecido por muitas mulheres, às quais faltam o espirito de aventura e o destemor.
Devo dizer que a Vila Saint Jean Pied Port, na França, aos pés dos Pireneus, é cativante, aconchegante, limpa e graciosa. Não sei se eu teria coragem de deixar um lugar tão tranquilo como aquele, mesmo que fosse para encontrar um "tesouro" logo à frente. Parabéns pelo seu feito. Como diz Tê: Banzai!
Obrigada por me visitar Morani.SJPP é tudo isso que você falou...parece um pequeno presépio. A noite e parte do dia que passei lá foram de bastante ansiedade pelo que viria pela frente. Me siga e acho que você vai gostar! Buen camino!
Vc falou do nº 1... o nº 2, ficou para a próxima parada? Fiquei curiosa.
Vou contar só para você...travei!
Ficou para Roncesvalles.
Sjean... lembro bem quando cheguei a Sjean pela "port de s jaques" ja no fim da tarde de 26 de maio de 2009. Essa porta fica na ponta da rue de cidatelle na outra ponta é a porta de españa que sai na ponte sobre o Nive que vc fotografou acima...
Nao sei sua impressao... caminhei 250 dos 1200 km ate agora com minha esposa, mas fiquei com a impressao que o caminho e para ser feito sozinho... ou melhor, com a comanhia de si mesmo...
Daqui, em 2009, subi os pirineus sozinho, que experiencia !
Caro Jorgomez...sem dúvida a melhor companhia é a nossa mesmo...posso dizer pela minha experiência...grandes encontros interiores só são possíveis no mais absoluto silêncio...externo e interno.
Acredito que pode ser interessante a companhia de outra pessoa...SERÁ?
Continue comentando...estou achando demais!
Está frio aí em cima nos Pirineus?!?
Abraço!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial