O que é o Caminho de Santiago de Compostela?
Santiago de Compostela foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e fica a noroeste da Espanha...na Galícia.
Diz a lenda que um eremita chamado Paio, em 813, quando acompanhava suas ovelhas pelos campos galegos, vislumbrou uma chuva de estrelas onde estava enterrado o corpo do apóstolo Tiago, o Maior, decapitado em 44 na Palestina.
Por isso o nome Compostela, que significa Campo de Estrelas.
Daí em diante Santiago tornou-se um local de peregrinação como Roma e Jerusalém.
Porém, distintamente desses dois locais, para se chegar a Santiago formaram-se várias rotas de peregrinação que devem ser realizadas a pé, de bicicleta ou a cavalo.
Além disso é considerado um caminho místico milenar trilhado pelos celtas, bárbaros, sarracenos, cristãos, muçulmanos, religiosos, ateus, místicos e aventureiros de todas as partes do mundo.
Com essas resumidas informações começo agora o relato da minha aventura.
Treze anos atrás com sério problema de saúde na medula espinal, tive que submeter-me a uma delicada cirurgia sem nenhuma certeza ou garantia que não ficaria para ou tetraplégica.
Caiu-me nas mãos uma reportagem sobre esse Caminho e então propus-me um desafio...."Leila você não só não vai ficar paraplégica como vai fazer esse caminho a pé".
E aqui estou para compartilhar minhas difíceis e encantadoras peripécias.