quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O que é o Caminho de Santiago de Compostela?



Santiago de Compostela foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e fica a noroeste da Espanha...na Galícia.

Diz a lenda que um eremita chamado Paio, em 813, quando acompanhava suas ovelhas pelos campos galegos, vislumbrou uma chuva de estrelas onde estava enterrado o corpo do apóstolo Tiago, o Maior, decapitado em 44 na Palestina.
Por isso o nome Compostela, que significa Campo de Estrelas.

Daí em diante Santiago tornou-se um local de peregrinação como Roma e Jerusalém.
Porém, distintamente desses dois locais, para se chegar a Santiago formaram-se várias rotas de peregrinação que devem ser realizadas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Além disso é considerado um caminho místico milenar trilhado pelos celtas, bárbaros, sarracenos, cristãos, muçulmanos, religiosos, ateus, místicos e aventureiros de todas as partes do mundo.

 Com essas resumidas informações começo agora o relato da minha aventura.

Treze anos atrás com sério problema de saúde na medula espinal, tive que submeter-me a uma delicada cirurgia sem nenhuma certeza ou garantia que não ficaria para ou tetraplégica.

Caiu-me nas mãos uma reportagem sobre esse Caminho e então propus-me um desafio...."Leila você não só não vai ficar paraplégica como vai fazer esse caminho a pé".

E aqui estou para compartilhar minhas difíceis e encantadoras peripécias.

Onde começa o Caminho?

Saint Jean Pied de Port, graciosa e pequenina, fica num vale a mais ou menos 240 metros de altitude.

Os Pireneus ficam a mais ou menos 1400 metros de altitude.


Casinhas com flores nas janelas seriam vistas por todo o Caminho.


Aqui a vila de Saint Jean Pied de Port...aos pés dos Pireneus...onde começa oficialmente o Caminho Francês.


Um peregrino saindo de Saint Jean Pied de Port para cruzar os Pireneus...em direção ao  lugarejo de  Roncesvalles...na fronteira entre França e Espanha.

Temperatura média de  6 graus às 7 horas da manhã.


A Grande Caminhada começa a partir do momento em que você decide ir.

Começa quando você pensa e verbaliza sobre o fato.

Começa quando você inicia a fase de convencimento de seus familiares que te chamam de "louca" quando fala que vai caminhar 800 quilômetros a pé...e sozinha.

Começa quando você se dispõe a estudar o roteiro, a analisar as distâncias, a trocar "emails" com quem já foi, a procurar voos mais baratos para a Europa e a buscar o equipamento adequado.

Começa na porta da sua casa quando você pega a mochila, olha para todos e com o coração batendo forte e rápido diz..."Nos vemos daqui a 40 dias!".

Muito perto dessa ponte medieval ficava a pensão onde eu dormi no primeiro dia.

Havia um sótão por 25 euros...sem janelas...sem aquecimento...com banheiro fora...uma mini pia dentro da "suíte"...mas com a promessa de um super café da manhã.

Depois eu conto mais sobre isso...mas dormi de roupa...dentro do meu saco de dormir...e tive que fazer o "número um" dentro de um copo.

Peregrino sofre mas se diverte muito mais porque o que é preciso improvisar não é brincadeira!