quinta-feira, 27 de maio de 2010

Arzúa-Lavacolla

19/05/09

Dava-me conta de que caminhar tudo o que eu havia caminhado...racionalmente...a essa altura da vida...seria quase impossível...não foi.


Cientistas dizem que o hemisfério direito do cérebro é responsável pelo prazer...o esquerdo pela razão...o pônei não estava nem um pouco preocupado com isso...nem eu.


Percebia que havia decidido tudo com o coração...intuitivamente...não analiticamente...o perfume fresco e úmido dos pinheiros era reconfortante.


Uma teia de sol e sombra tatuava a pele do meu rosto...um carinho bem vindo.


Com paixão havia me entregado...saído da zona de conforto...vivido meu sonho...em campos luxuosos e ricos de ouro...na maior simplicidade.


Fisicamente sentia-me acabada...emocionalmente muito mexida...espiritualmente estaria renovada para sempre.


A Espanha atravessava um período difícil...2009 foi o ano da crise econômica mundial.


As pessoas improvisavam...faziam de tudo para sobreviver...em qualquer idade. 


Encontrei um ciclista chorando...gesso fresco no braço...não chegaria de bicicleta ao final...uma pena...seus companheiros o esperariam na praça central...em Santiago de Compostela.


Nossas ambulâncias e paramédicos haviam sido pessoas à beira do caminho...outros peregrinos em melhores condições físicas...todos voluntários do bem.


Caminhava pensativa...cabeça baixa...exausta não teria condições de ir até o Monte do Gozo...mas queria muito cumprir minha promessa de chegar...junto com meus amigos.

Karin e Rômulo...o casal mais bonito do caminho...fortaleceram-me com sua mensagem no chão...ninguém a havia pisado...respeitaram a comunicação peregrina...fotografei...comovida.


Conversei com três espanhóis no Hostal San Paio...amigos aposentados percorriam o caminho há dois meses.

Caminhavam pouco por dia...chegavam...jogavam baralho...tomavam vinho...cerveja...curtiam.

Parabenizaram-me pela coragem...brindaram ao empenho da "guapa brasileña"...dei risada do elogio...estava destruída.

Meu último entardecer...magnífico...em Lavacolla...onde a tradição mandava que se lavassem os pés...antes do "gran finale".